Valuation e Avaliação Consultiva, quais são suas principais diferenças?

Valuation e Avaliação Consultiva, quais são suas principais diferenças?

A Avaliação Consultiva é uma forma diferente de abordagem do Valuation, embora as duas formas sirvam para a mesma finalidade, a avaliação de empresas.
 
O que é Valuation e Avaliação Consultiva
 
O Valuation é uma forma de abordagem, a qual o foco seja utilizar análises prospectivas, que envolvam previsões de tendências futuras. Enquanto a Avaliação Consultiva se concentra em análises retrospectivas de dados financeiros e contábeis, se refere à avaliação de um negócio incluindo seus ativos, enquanto o Valuation é o processo que se da ao estimar o valor de um ativo, um imóvel ou outro tipo de investimento.
 
Principais metodologias em Valuation
 
O Valuation se concentra na busca de uma abordagem mais completa para a avaliação de empresas, considerando, fatores que podem sofrer um grande impacto no valor futuro da empresa. Carrega melhorias com uma ampla tecnologia avançada, desde a previsão do futuro da empresa até outras questões que podem colaborar para haver uma análise mais completa.
 
Com isso as principais metodologias em Valuation se trata da abordagem baseada em ativos, a abordagem baseada em renda e a abordagem baseada em mercado. As três abordagens têm como foco determinar o valor de um ativo ou empresa.
 
As três principais abordagens em Valuation
 
I. Abordagem baseada em ativos. Essa abordagem parte do pressuposto de que o valor de um ativo é determinado pelos seus componentes tangíveis e intangíveis, como bens físicos, propriedades intelectuais, equipamentos e outros ativos.
 
II. Abordagem baseada em renda. Essa abordagem busca determinar o valor presente de todos os fluxos de caixa futuros que um ativo pode gerar ao longo de sua vida útil. É útil para empresas que têm fluxos de caixa previsíveis e estáveis, como empresas maduras em setores consolidados.
 
III. Abordagem baseada em mercado. A abordagem baseada em mercado envolve a coleta de informações sobre os clientes, incluindo seus comportamentos, preferências, necessidades e feedbacks. Essas informações são usadas para orientar as decisões sobre desenvolvimento de produtos, marketing, vendas, atendimento ao cliente e outras áreas da empresa.
 
Considerações:
 
Algumas das considerações incluem a experiência e conhecimento do avaliador, qualidade das informações, fatores externos que podem influenciar o valor, entre outras.
 
O que isso significa?
 
Os fatores externos podem influenciar o valor por conta das mudanças nas condições do mercado, alterações na regulamentação governamental e avanços tecnológicos que podem afetar a indústria. Por isso, é importante considerar os fatores em questão antes de uma avaliação.
 
Quanto a qualidade das informações disponíveis pode afetar a precisão da avaliação. Por isso, é preciso de informações que realmente sejam confiáveis sobre a empresa ou ativo financeiro avaliado.
 
E a experiência e conhecimento do avaliador pode ser relevante pois o processo de avaliação requer alguém que já tenha experiência e conhecimento em finanças e contabilidade. É de extrema importância um avaliador que tenha essa experiência para realizar a avaliação com precisão.
 
Objetivo
 
Por fim, o objetivo é o mesmo, entretanto o modo da abordagem do Valuation é mais moderno e útil para empresas que operam em setores disruptivos ou que estão em rápido desenvolvimento, onde as informações financeiras podem não ser suficientes a ponto de determinar o valor da empresa. Enquanto o tradicional tem seu foco em fatores externos, como o mercado em que a empresa opera e sua concorrência.

Compartilhar publicação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Te ajudamos na compra, venda ou avaliação da sua empresa

Desde a tomada de decisões estratégicas, ao auxílio na compra ou na venda da sua empresa.